BAIRROS COMPLETOS
  • Os objetivos sintetizam as ideias que impulsionam a revisão do Plano Diretor tendo como vetor principal a busca pela implantação dos BAIRROS COMPLETOS seguindo as diretrizes previstas na lei. Do desenho urbano aos instrumentos urbanísticos, do parcelamento do solo à mobilidade urbana, da preservação ambiental ao desenvolvimento econômico, esses objetivos compõem uma visão para a cidade como um todo e para o modo como a nossa principal legislação urbanística deve orientar moradores, poder público e agentes econômicos para a produção de uma cidade mais sustentável.
  • A revisão do Plano Diretor leva em conta as particularidades de cada distrito da Capital. Os distritos são uma forma de dividir o território da cidade e compostos por um conjunto de bairros que estão próximos. Eles podem ser criados e extintos por lei (Lei Complementar N. 30, de 18 de julho de 1990) e no caso de Florianópolis (leis N. 4805 e 4806 de 1999), temos 12 distritos municipais. São eles: 1) Canasvieiras, 2) Cachoeira do Bom Jesus, 3) Ingleses do Rio Vermelho, 4) São João do Rio Vermelho, 5) Ratones, 6) Santo Antônio de Lisboa, 7) Distrito Sede, que fica subdividido nas áreas Insular e Continental, 8) Lagoa da Conceição, 9) Ribeirão da Ilha, 10) Pântano do Sul, 11) Campeche e 12) Barra da Lagoa.
  • IMAGEM MAPA
    Para descobrir seu DISTRITO clique na lupa e digite o nome do seu bairro e a cidade
  • Cada distrito tem sua realidade, sua cultura, e suas características como se fosse um “mini município” dentro da Capital. Entender isso é importante para que as particularidades de cada região sejam consideradas na hora revisar o Plano Diretor. A revisão do Plano vai trazer alterações e inovações para toda cidade, mas cada distrito terá atenção para suas necessidades específicas.
  • Revisão do Plano Diretor: Distritos
ESTUDOS TÉCNICOS PARA A REVISÃO - CADERNO
  • As DIRETRIZES DA REVISÃO abordam as ideias gerais para a revisão do Plano Diretor, com foco e atendendo os princípios e diretrizes previstos. A necessidade de revisão é discutida com base nas problemáticas elencadas através de indicadores, estudos e diagnósticos realizados por equipe multidisciplinar composta por técnicos e profissionais de diversas áreas da Prefeitura Municipal, a partir da aplicação da lei nestes últimos anos, observando a evolução e consolidação da cidade. Para orientar a proposta de revisão foram estruturados 10 pontos focais denominados Pilares da Revisão. Dentro destes pilares os assuntos foram elencados e organizados a fim de parametrizar e atender o que foi diagnosticado. Também foram analisados os assuntos e dentro dos seus aspectos definidos os impactos causados na aplicação.
DIAGNÓSTICOS E DIRETRIZES