- Os objetivos sintetizam as ideias que impulsionam a revisão do Plano Diretor tendo como vetor principal a busca pela implantação dos BAIRROS COMPLETOS seguindo as diretrizes previstas na lei. Do desenho urbano aos instrumentos urbanísticos, do parcelamento do solo à mobilidade urbana, da preservação ambiental ao desenvolvimento econômico, esses objetivos compõem uma visão para a cidade como um todo e para o modo como a nossa principal legislação urbanística deve orientar moradores, poder público e agentes econômicos para a produção de uma cidade mais sustentável.
- A revisão do Plano Diretor leva em conta as particularidades de cada distrito da Capital. Os distritos são uma forma de dividir o território da cidade e compostos por um conjunto de bairros que estão próximos. Eles podem ser criados e extintos por lei (Lei Complementar N. 30, de 18 de julho de 1990) e no caso de Florianópolis (leis N. 4805 e 4806 de 1999), temos 12 distritos municipais. São eles: 1) Canasvieiras, 2) Cachoeira do Bom Jesus, 3) Ingleses do Rio Vermelho, 4) São João do Rio Vermelho, 5) Ratones, 6) Santo Antônio de Lisboa, 7) Distrito Sede, que fica subdividido nas áreas Insular e Continental, 8) Lagoa da Conceição, 9) Ribeirão da Ilha, 10) Pântano do Sul, 11) Campeche e 12) Barra da Lagoa.
- Cada distrito tem sua realidade, sua cultura, e suas características como se fosse um “mini município” dentro da Capital. Entender isso é importante para que as particularidades de cada região sejam consideradas na hora revisar o Plano Diretor. A revisão do Plano vai trazer alterações e inovações para toda cidade, mas cada distrito terá atenção para suas necessidades específicas.
-
Revisão do Plano Diretor: Distritos
